quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ghostbusters: The Video Game [PS3, Xbox 360, PC]


É bom. Se és um fã do filme Ghostbusters (e talves mesmo do Ghostbusters 2), é tudo o que precisas de saber, podes ir comprar a tua cópia (...eu espero...) sem precisares de te preocupares com as más mecânicas do jogo apenas por umas boas risadas. Se por alguma razão és novo ao franshise, não faz mal. Ghostbusters The Video Game é um bem humorado e divertido jogo de acção e aventura na terceira pessoa com mecânicas inteligentes e montes de personalidade. Mas nem sempre é assim, devido a algumas mecânicas tediosas e outros problemas, mas se o mais importante para ti é a diversão, então vais-te encontrar num jogo que te trairá um sorriso.

Nada de chocante aqui, mas o jogo é divertido. O guião foi escrito pelos guionistas do filme original, Harold Ramis e Dan Aykroyd, embora este não chega aos calcanhares da comédia clássica de 1984, é bastante confortável. Estamos no ano de 1991 e tu jogas com um desarmado novato que se junta á equipa dos caça-fantasmas (Ghostbusters), e dão lhes a voz as estrelas do filme: Dan Aykroyd, Bill Murray, Harold Ramis, e Ernie Hudson. Há alguns momentos em que as performances soam um pouco mal (o Bill Murray soa um pouco de mais sonolento mesmo para este), mas não há dúvida que estes são as mesmas personagens que nos deliciaram nos anos 80. Sigourney Weaver e Rick Moranis não representam os seus papéis, mas mal vais notar isto enquanto o enredo se desenvolve, reunindo-te com alguns velhos amigos espectrais e impulsionando-te para uma variedade agradável de lugares conhecidos. Nem todas as piadas soam bem, mas vais achar difícil de deixar de rir, e provávelmente vais-te rir muito alto de vez em quando.

Deste modo, começa uma jornada por museus, bibliotecas, cemitérios e até outras dimensões. Enquanto tu chegas ao fundo dos poderes maléficos por trás do aumento da actividade paranormal na cidade de Nova Iorque, tu e o os caçadores controlados por IA exploram uma surpreendente variedade de ambientes e lutam contra um monte de assustadores e intersssantes fantasmas. Tu vais reconhecer alguns, como o Marshmallow Man, embora a batalha final contra esta monstruosidade seja decepcionante. Felizmente, vais conhecer muitos, novos, fascinantes e maldosos fantasmas e ou os metes nas armadilhas usando os teus packs de protões (proton packs) ou simplesmente fazê-los desaparecer. O pack tem quatro modos, mas tu vais usar o modo padrão mais frequentemente; deixa-te emitir o fluxo de captura que te deixa apanhar fantasmas enfraquecidos e mete-os em armadilhas, mas emite uma bonita e forte explosão de energia chamada boson dart, que dá jeito para enfraquecer um número de diferentes inimigos. Um segundo modo concede-te uma explosão de electricidade (shotgun) e um "fluxo de inconsciência" que atrasa alguns inimigos. enquanto que o terceiro, o colisor de mesões, deixa-te disparar um sinal luminoso contra os inimigos e depois explodi-los com fogo rápido. Agora passamos ao quarto modo, também o segundo mais importante (sendo o mais importante o primeiro modo), o seu principal modo de disparo, faz com que este seja muito importante.

Resultado Final:
O Bom:
É hilariante;
Caçar fantasmas é um máximo;
Ambientes variados;
O Multiplayer é realmente agradável.

O Mau:
Demasiada revivência;
O combate pode tornar-se um pouco monótono.


Pontuação Final: 8.0

Sem comentários: