Final Fantasy é uma das mais populares e bem sucedidas séries que a indústria alguma vez conheceu e assim parece querer continuar, Dissidia: Final Fantasy é um jogo para a PSP desenvolvido e produzido pela Square Enix, o jogo conta a história de dois deuses - Cosmos, a deusa da harmonia e Chaos, o deus da destruição. Por muitos anos, os dois deuses lutavam um contra outro, até que o balanço do poder foi a favor de Chaos (o deus da destruição). Enquanto as forças do mal aumentavam e a guerra parecia estar a acabar, os poucos heróis sobreviventes juntaram - se para lutar contra os servos de Chaos e restaurar a harmonia.
Cada um dos dez heróis de Dissidia tem uma história, nomeada de "Destiny Odyssey", que conta as suas jornadas em busca dos cristais respectivos. Cada história é paralela, em certa medida, aos acontecimentos do jogo original de cada herói, ou pelo menos o espírito da história, por exemplo na história de Terra, esta lida com a sua amnésia e como ganhar controlo dos seus poderes, enquanto que a história de Cloud diz respeito á sua indecisão e ás suas perguntas sobre porquê que este luta. As histórias também se cruzam, com diversos heróis com papéis importantes nas histórias das outras personagens, por exemplo, Cloud assiste Terra na sua história. Um por um, cada herói recupera o seu Cristal e derrota o seu respectivo vilão em batalha.
O género de Dissidia foi descrito como "acção dramática progressiva" e os seus gráficos são em 3D. Podemos fazer jogos um-contra-um com o multiplayer do wireless. O jogo conta com batalhas que giram á volta das habilidades de cada personagem para causar dano ao adversário. Os jogadores também podem personalizar as suas personagem com equipamento.
O movimento das personagens é totalmente funcional e o mapa é em 3D. As personagens são capazes de de fazer manobras especiais, parecidas com aquelas encontradas em Kingdom Hearts II. Armadilhas com uma variedade de efeitos podem ser encontradas na arena. Parecido com muitos jogos de luta, o objectivo é do jogador reduzir o HP do seu adversário para zero. O poder ofensivo (e, para um termo mais extensivo, defensivo) da personagem é mostrado na forma numérica chamada BP ou "Brave Points" (pontos de bravura). Ambas as personagens começam com uma quantidade de BP, e cada um deve roubar BP ao seu oponente atacando-o com o básico "BP Attack" para adicionar aos seus brave points os brave points do adversário
Depois os jogadores podem usar o "HP Attack" para causar danos directos ao adversário, os danos de HP são iguais ao montante actual dos Brave Points do jogador, depois de usado o ataque de HP, os Brave Points da personagem são reduzidos a 0 e depois lentamente estes recuperaram até ao montante inicial, depois tem de se repetir os mesmos passos até que o adversário fique sem HP.
Em geral, Dissidia é um bom RPG e um bom jogo de Luta, para quem é fã da série é muito nostálgico, mas mesmo para quem não é fã é um bom jogo de luta pois não interfere muito nas histórias originais das personágens (e mesmo quando interfere, não é preciso jogar para entender).
Resultado Final:
O Bom:
Boas lutas ao estilo de FFVII:AC;
Histórias com boa estrutura;
Muita coisa para fazer depois de se acabar as histórias;
Bons gráficos;
Banda Sonora cheia de musicas clássicas de Final Fantasy.
O Mau:
Algumas batalhas são ridiculamente difíceis;
Vozes desapontantes (apesar de algumas serem boas).
Pontuação Final: 9.0
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