sábado, 3 de maio de 2008

Lost: Via Domus [PS3]


A série Perdidos (Lost) é um dos fenómenos televisivos mais significantes da última década, ou quem sabe, da história da televisão. O seu conceito de mistério praticamente insolúvel, com os autores a atiraram-nos constantemente novos enigmas e a refutarem as teorias dos fãs, deixa qualquer um entusiasmado com este programa. As personagens carismáticas - na sua maior parte - e uma fotografia de luxo faz com que muitos adorem Perdidos. Fará também com que adorem Via Domus, a adaptação para videojogo a cargo da Ubisoft?

Com a quarta temporada a decorrer e o suspense em alta, o jogo poderá servir como um complemento indispensável ao enredo. Os sete episódios do jogo foram escritos pelos produtores executivos da série, e alguns dos actores emprestaram mesmo as vozes às suas personagens. Fidelidade não lhe falta, portanto, era só esperar que o reputado estúdio de Montreal da Ubisoft estivesse à altura do que já nos ofereceu em anteriores ocasiões preciosidades como Prince of Persia, Splinter Cell e agora o promisor Assassin´s Creed.

Para esta adaptação, decidiram fugir á estrutura de nos colocar a encarnar um dos heróis da série. Evitaram assim um dilema que podia dividir os fãs - o mais provável era que entrássemos na pele de Jack, ou até de mais algumas personagens. A solução encontrada foi criar um novo elemento, mais um sobrevivente do acidente do Oceanic Flight 815, uma ideia compreensível e que até tem servido de recurso aos próprios argumentistas da série para nos trazer novos mistérios.

No entanto, acabaram por utilizar outro refúgio muito utilizado em filmes e jogos, que é o da personagem com amnésia. Este fotógrafo tem nome, mas só o vai recordar depois de muitas conversas com os habitantes da ilha, e alguma investigação leve. A par disto, teremos os seus flashbacks em que temos de tirar fotografias, outra componente fundamental de Perdidos, ocasiões onde recuperamos partes da nossa memória e compomos a sua história.

Antes de mais, que fique esclarecido que Lost: Via Domus é um jogo para fãs. Quem não conheça ou não aprecie a série em toda a sua extensão vai perder qualquer interesse que o jogo tenha para oferecer. Cobrindo de forma ligeira elementos das primeiras duas temporadas e um bocado da terceira -, Via Domus leva-nos numa viagem paralela pelos olhos desta nova personagem. Não revela pormenores de importância extrema - se o fizesse, poderia estar a mostrar desprezo pelos seguidores que não jogam - mas os mais atentos vão deparar com um aspecto tratado de forma vaga, mas que poderá ter toda a importância no futuro da série.

Estes sete episódios não vão levar mais do que cerca de seis horas até serem terminados, e o título do jogo tanto poderia ser Via Domus como Via Casual, dada a escolha da Ubisoft para a jogabilidade. O melhor é termos uma ilha livre para nossa exploração, interagindo com as estrelas do programa nos momentos cruciais, assistindo à passagem do tempo e vivendo verdadeiramente as situações, deu lugar a uma dose de pequenos jogos banais, como seguir o Vincent (o cão), fugir da nuvem negra, ou utilizar fusíveis para distribuir energia por painéis em sete ocasiões diferentes. O enorme potencial de Perdidos “perdeu-se” num jogo que nos oferece um óptimo ambiente, mas se esqueceu disso mesmo, de que devia ser um jogo.

Resulatado Final:
O Bom :
Interacção com as personagens do programa ;
Boa história ;
Bom design e visual da floresta ;
Duas temporadas bem usadas no argumento do jogo.

O Mau :
Longevidade ;
Personagens na maior parte das animações não têm expressões ;
Quando perdemos temos de começar essa parte toda de novo.

PONTUAÇÃO FINAL: 8.0/10

Review feita por: Renato Guerreiro

Sem comentários: