quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uncharted: Drake´s Fortune [PS3]

Indiana Jones , as aventuras do famoso arqueólogo de chicote têm vindo a inspirar tantas outras experiências. No cinema, filmes como Em Busca da Esmeralda Perdida ou, mais recentemente, Sahara e O Tesouro fomentaram o espírito da caça aos tesouros, protegidos por quebra-cabeças incríveis. Nos videojogos, infelizmente, este tipo de aventuras não abunda. Poucos são os jogos de Indiana que fazem jus aos filmes, e o seu principal representante para todas as idades tem como protagonista uma mulher, Lara Croft.

Dentro deste argumento, foi com muita esperança que depositamos em Uncharted: Drake's Fortune o rumo de uma experiência intensa, numa caça ao tesouro cheia de mistério, reviravoltas, humor e muita acção. Felizmente, a mais recente produção da Naughty Dog, auxiliar da Sony mais conhecida pelas séries Jak and Daxter e Crash Bandicoot, consegue viver à altura das expectativas.

A história deste título é interessante, contada num formato muito cinematográfico, com excelentes sequências animadas e um grafismo bem detalhado. Ao longo de mais de vinte capítulos, a Sony brindou-nos com uma produção localizada em português de grande qualidade, como vimos em Heavenly Sword(estilo God Of War). Desta forma, podem optar pelas vozes originais ou pela dobragem na nossa língua. Como um DVD, poderão aceder aos capítulos previamente desbloqueados, assim como aceder a uma série de extras. E pela primeira vez a Sony introduziu o sistema de pontos semelhante aos achievements da Xbox 360.

Passemos ao jogo, os jogadores tomam controlo de Nathan Drake, um jovem aventureiro que parte numa expedição à procura do El Dorado, um tesouro perdido, seguindo as pisadas do seu antepassado Sir Francis Drake, um explorador britânico do século XVI. Como todas as aventuras têm de ter um herói, um parceiro(sidekick) e uma rapariga bonita, Uncharted conta com estes elementos, além da perseguição de um exército de mercenários ao serviço de um vilão que persegue igualmente o tesouro. Contem com um ambiente exelente, com as voltas do grupo a irem dar lugar a uma ilha no meio do Oceano Pacífico, o jogo também tem nazis, maldições e criaturas bizarras.

De facto, Uncharted tem tudo para uma aventura intensa. Não poderíamos deixar de mencionar as fortes inspirações em Tomb Raider. Drake é um acrobata natural, mas acima de tudo sabe trabalhar muito bem com os punhos e todas as armas que lhe passam pelas mãos. É com alguma pena que observamos o desenrolar do jogo a assumir-se mais como acção na terceira pessoa, do que propriamente uma aventura de formato mais carismático. Faltam-lhe mais puzzles com maior desafio, uma maior solidão de exploração. Felizmente, a Naughty Dog presenteou-nos com uma obra de grandes valores de produção e uma jogabilidade muito sólida e exemplar. Mas esperava mais exploração do que acção neste título.

Por falar em acção, a Naughty Dog andava com muita inspiração em Gears of War, sendo talvez a melhor forma de descrever o sistema de protecções no cenário. Quando as balas começam a chover ao nosso redor, basta premir um botão e Drake rebola para o obstáculo mais próximo, ficando de costas para o perigo. Neste formato, (peek and shoot), iremos enfrentar montes de inimigos que não se fazem esquisitos em nos tentar derrubar. Premindo a mira, Drake irá espreitar por cima dos obstáculos, tendo uma maior perspectiva e eficiência no tiro, mas ao mesmo tempo fica exposto. Mais uma vez não temos qualquer medidor de saúde, ficando a imagem a preto e branco quando levamos muitos tiros, até que desfalecemos.

Resultado Final :
O Bom:
Bom principio;
Boas vozes (mesmo em Português);
Animações espantosas;
Texturas fantásticas.

O Mau:
Alguns inimigos podem ser frustrantes para matar;
Alguns elementos da história podem ser pouco desenvolvidos.

PONTUAÇÃO FINAL : 9.0

Review feita por: Renato Guerreiro

Sem comentários: