segunda-feira, 23 de março de 2009

Resident Evil 5 [PS3, Xbox 360]


Há 13 anos atrás, a Capcom ajudou a revolucionar o género de acção - aventura com o lançamento de Resident Evil, um jogo que iria revolucionar um novo género denominado de Survival Horror. Nos anos que se seguiram, a série continuou a desenvolver os básicos desde o primeiro jogo, isto foi até 2005, quando o Resident Evil 4 foi parar ao mercado, mudou radicalmente. Comparado com os seus antecessores, Resident evil 4 era mais um jogo de acção do que de survival horror. Resident Evil 5, a mais recente oferta da série, expande-se na fórmula de acção do seu antecessor. Embora já não possa ser considerado um jogo de survival horror, Resident Evil 5 Consegue manter e efectivamente comunicar o aspecto mais importante do género, tensão - na sua nova mecânica, tenta elaborar divertimento, experiência de multiplayer que o irá manter "agarrado" ao jogo o tempo todo.

Dez anos depois da destruição de Racoon City, o antigo membro da equipa Alpha S.T.A.R.S. Chris Redfield é um agente da equipa B.S.A.A. Esta organização paramilitar anti-bio-orgânica viaja pelo globo a procurar e a destruir todas as criações da Umbrella, que caiu nas mãos de terroristas apòs o colapso da companhia farmacêutica multinacional. Quando Chris recebe uma dica que um conhecido traficante de armas vai fazer um grande negócio na remota nação de Kijuju em África, ele vai para lá para pôr um fim a este traficante e para aprender o que pode sobre o misterioso projecto sobre o juízo final conhecido como Uroboros.Chris é acompanhado por Sheva Alomar, uma agente B.S.A.A. local, juntos eles lutam por hordas e hordas de aldeões infectados, horríveis monstros mutantes e ainda o inimigo principal da série Albert Wesker.

As mecânicas de combate não mudaram muito desde o Resident Evil 4, a acção ainda se extende de uma prespectiva sobre o ombro, algumas batalhas e cutscenes são acompanhadas por pequenos quick time events, e ainda tens de parar para poder disparar a tua arma (mas ainda se ganha um pouco mais de mobilidade graças á nova hailidade de andar de lado). O movimento lento e a jogabilidade com armas no Resident Evil 5 demora algum tempo para uma pessoa se habituar, e as pessoas que esperam um jogo de correr e disparar podem achar a acção do jogo um pouco lenta para os seus gostos. Felizmente, esta lentidão não vai ser problema para a jogabilidade, porque os inimigos são hesitantes com os seus ataques e são melhor manuseados com cabeça fria e pontaria firme.

Sem contar de como o modo de combate é muito semelhante ao seu antecessor, a adição de um segundo personagem, faz com que os combates se pareçam diferentes. Trabalho de equipa é necessário para acabar com um inimigo ou boss mais poderoso, e ter ali alguém que o ajude, vai ser um longo caminho sem morrer. Além disso, houve algumas mudanças radicais ao sistema de controlo do inventário. Os inimigos já não esperam para podermos vasculhar o inventário porque ir ao inventário ver o nosso arsenal não para a acção do jogo.

A inteligência artificial de Sheeva faz com que ela seja uma companheira competente embora o seu nível de habilidade parece confiar mais no seu armamento do que qualquer coisa, ela é extremamente boa a começar fogo com uma metralhadora, por exemplo, mas tende em gasta
r munições quando equipada com uma handgun. Dito isto, em nenhum ponto do
 jogo ela vai parcer mais um "saco para carregar" que precisa de babysiting (diferente de algumas reclamações do antecessor), e ela consegue aguentar-se
sozinha numa batalha. A Sheeva realmente brilha quando tem alguém a controlá-la. O Resident Evil 5 supporta ecrã dividido e co-op online pelo Xbox Live e pela Playstation Network, e explorar Kijuju com um amigo realmente aumenta a experiência e a diversão do jogo. Todos os jogos têm potencial para ir a multiplayer, já que split-screen é fácil de iniciar em que apenas é preciso carregar no start do segundo comando, e outro jogador online pode juntar-se ao livre para todos ou ao convite apenas se estiver configurado na sessão do jogo.

Resultado Final:


O Bom:

Bonitos gráficos e muito detalhados e outras animações de personagens;
Ter uma parceira aumenta a experiência e a diversão de jogo;
Menu em tempo real que mantem uma pessoa imersa;
Muita coisa para fazer depois de acabar.


O Mau:

Movimento lento e jogabilidade com armas lenta pode não agradar a todos;
Não poder trocar de armas com um parceiro humano online.


Pontuação Final: 9.5

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